quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Transfusão de sangue

A transfusão de sangue realiza-se quando um doente tem os seus próprios níveis de sangue demasiado baixos. É essencial ter quantidade suficiente de sangue para serem realizadas as trocas de oxigénio e dióxido de carbono entre o sangue e as células.
Quando é necessária uma transfusão é recolhida uma pequena amostra de sangue do doente para comparar com os possíveis dadores. Após a descoberta de um dador compatível, de preferência com o mesmos grupos sanguíneos no sistema AB0 e Rh, o sangue é transferido para o receptor por uma goteira, durante um período de tempo de 2 a 3h.


Fonte: Revista “Quero Saber”, edição de Fevereiro de 2011


Menino espanhol recebe transplante de 5 órgãos de criança portuguesa

Um menino de 4 anos foi sujeito a um multitransplante de órgãos (duodeno, intestino, pâncreas, estômago e fígado)que durou mais de 6h no hospital de La Paz, em Madrid. Esta operação ocorreu um mês depois da intervenção a que a criança foi submetida para remover um tumor raro, instalado no abdómen desde a gestação e que se desenvolveu até atingir os 700g. 

Agora a nova luta do rapaz de Arkotxa (Zaratamo, no País Basco) é adaptar o seu organismo aos novos órgãos doados por uma família portuguesa que perdeu o filho.

Estas operações "tão raras e tão difíceis são ocasiões únicas e ficamos todos muito orgulhosos de Portugal ser tão bom em doação", frisou Maria João Aguiar, a coordenadora nacional da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST).

 

Fonte:http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Menino+espanhol+recebe+transplante+de+quatro+orgaos+de+crianca+portuguesa.htm?wbc_purpose=baMODEld%25252